Venha conhecer...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mãos e braços são as partes mais atingidas nos acidentes de trabalho.

Você já pensou em viver sem suas mão? Elas estão envolvidas na maioria das atividades desempenhadas pelo ser humano, sendo um de seus principais instrumentos de trabalho. Perdê-la significa a interrupção de sua força profissional em uma faixa etária produtiva, além de um enorme trauma psicológico e físico, somado à uma perda econômica para empresa, governo e trabalhador.
Apesar da importância, as mãos estão entre as partes do corpo humano mais sujeitas a acidentes. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, publicado em janeiro de 2008, 30% dos 503.890 acidentes de trabalho, atingem mãos, dedos e punhos.
Ao analisarmos isso, percebemos a importância do trabalho prevencionista que se resumem basicamente em treinamentos de proteção, conscientização sobre os cuidados que devem ser tomados no manuseio de ferramentas manuais, na operação de máquinas e equipamentos, ou até mesmo em tarefas domésticas como abrir uma garrafa por exemplo.
Devemos considerar que utilizamos nossas mãos para fazer praticamente de tudo, e é até compreenssível que o número de acidentes com esses membros seja realmente alto.  Compreensível mas não aceitável. O trabalho preventivo tem que muito bem feito por nós profissionais técnicos em segurança. E isso exige uma série estudos que envolvem vários fatores que dentre os principais podemos citar os treinamentos e a utilização do EPI.

Treinamento

Treinamento é muito mais do que obrigar um grupo de pessoas numa sala e ficar tentando impressiona-los mostrando dedos arrancados e mãos dilaceradas. Isso choca e até pode fazer alguém passar mal, mas assim que sair dali esse efeito terá passado e as atitudes podem continuar sendo as mesmas.
Treinar - num sentido mais amplo - começa no processo de contratação e continua quando o funcionário está iniciando o aprendizado na sua atividade. Portanto, treinar não é tarefa do Técnico em Segurança no Trabalho apenas, e sim uma tarefa de todos envolvidos no processo de contrato do funcionário. Supervisores, Gerentes de RH, profissionais de DP, Técnicos em Segurança, Administradores...
O treinamento com registro de participação ( ficha de treinamento com nome, data, conteúdo exposto e assinatura dos presentes) é importante juridicamente e se for bem feito, é a base para a prevenção de acidentes com mãos, dedos e braços, mas não podemos adotá-lo como a única forma de prevenção.  

Resumindo: O ser humano não é igual e pode mudar a todo momento. Cada supervisor deve conhecer seus funcionários de forma que venha a perceber quando algo não vai bem com o mesmo.
Afastar um funcionário de uma tarefa crítica quando não está em boas condições físicas ou psicológicas é uma maneira de prevenção eficaz.
O lema "A segurança de todos depende de cada um de nós" - é verdadeira, na medida em que todos apliquem seus conhecimentos em proteger a si e seus colegas de trabalho.
De nada adiantará todo o trabalho de prevenção, todas as normas, todos os procedimentos, se nós não tivermos um comportamento seguro em nossas atvidades.



Nenhum comentário: