Venha conhecer...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Hipertensão atinge também crianças e jovens.

Pelo menos 25% da população brasileira têm hipertensão arterial. As crianças e adolescentes não ficam fora dessa estatística e atualmente 5% deles são atingidos pela patologia. O excesso de peso, o histórico familiar e o sedentarismo - junto a outros hábitos do dia a dia - são os principais fatores responsáveis pela hipertensão. O problema leva a uma série de doenças e na maioria dos casos o hiper-tenso não manifesta nenhum tipo de sintoma. "Alguns pacientes têm dor de cabeça, tontura, mas a maioria não sente nada. Por isso é necessário verificar a pressão regularmente, pelo menos duas vezes ao ano, independente da idade", alerta a médica cardiologista Luiza Magna.
Ela destaca que no Nordeste o número de hipertensos é ainda maior, talvez por conta da dificuldade de acesso aos serviços de saúde. No Piauí, a situação não é muito diferente. A maioria dos pacientes atendidos diariamente pela médica sofre de hipertensão. "É a doença que mais traz os pacientes aos consultórios. A maior parte das doenças cardiovasculares é causada pela hipertensão", completa. Entre os fatores, a médica destaca como principal a obesidade. "Raramente uma pessoa obesa terá uma pressão normal", diz. A especialista faz ainda um alerta para a gordura abdominal, considerada a mais nociva. "Para os homens, a circunferência da cintura deve ser de até 102 centímetros e na mulher é de até 88".
Outro inimigo que merece atenção é o sal e os especialistas pedem moderação no consumo. "Não é só o acréscimo de sal. Há alimentos que já possuem uma quantidade considerável de sal. Necessitamos de duas gramas, mas consumimos mais de seis", diz. A correria do dia a dia também é apontada pela médica como um dos fatores que provoca a doença e, nesse caso, as mulheres são as maiores vítimas. "As mulheres são mais cobradas, têm mais obrigações. Elas não se permitem relaxar nem ter qualidade de vida, não têm tempo sequer de fazer uma refeição com calma e nem de ir à academia", afirma a cardiologista.
Apesar da hipertensão ser mais comum entre pessoas acima de 60 anos de idade, não há mais um perfil dos pacientes atingidos pela doença. "Quem já nasceu para ser hipertenso em determinada idade vai ser, principalmente após os 70 anos. No entanto, a mudança de hábitos do dia a dia dá para adiar a doença", completa. Depois de diagnosticada, há várias formas de controlar a hipertensão. Em algumas situações nem é necessário o uso de medicamentos. "Às vezes há outras medidas relacionadas ao tratamento, a exemplo da mudança na dieta alimentar ou mesmo a redução do consumo de bebidas alcoólicas".

Nenhum comentário: