Venha conhecer...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Projeto busca combustível a partir do bagaço de cana.


São Paulo - Parceria entre empresa do Paraná e IPT de São Paulo pretende criar nova solução de biodiesel. Na busca pela energia renovável e totalmente não-poluente o Brasil está se tornando pioneiro.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a empresa Raudi Energia Tecnologia em Combustíveis Limpos, desenvolvem um projeto capaz de transformar bagaço de cana em combustível limpo. A tecnologia de gaseificação do bagaço, já patenteada, converte a biomassa em gás a partir de uma síntese química, viabilizada através de um catalisador. O gás é transformado em biodiesel, livre de enxofre - sério problema ambiental do diesel fóssil - e com alta octanagem. Depois de finalizado, o gás sintetizado no gaseificador será capaz de gerar gasolina, óleo diesel, metanol, ácido acético, etanol, DME - produto que substitui tanto o diesel quanto o GLP de cozinha-, hidrogênio e fertilizantes. Muitos dos derivados de petróleo poderão ser substituídos por uma fonte renovável.

Segundo o técnico do IPT, para cada tonelada de cana utilizada na produção de álcool, são gerados 140 quilogramas de bagaço e 140 de palha, que possuem alta energia armazenada e tem porcentagens consideráveis desperdiçadas.

Nenhum comentário: