Venha conhecer...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

"Oficina de trabalho e aperfeiçoamento da formação dos Técnicos em Segurança no Trabalho"




Foi realizada dia 30/07/2008 no Curso de Segurança do Trabalho do Cefet a "Oficina de trabalho e aperfeiçoamento da formação" com a presença de cerca de 30 ex-alunos do curso. Na oportunidade foi apresentado um histórico do curso, desde seu lançamento em 1988 até os dias atuais. Nesta apresentação foram destacadas duas fases distintas do curso, com aproximadamente 10 anos cada. Sendo destacado, ainda, que o curso prossegue na sua concepção original que se baseia:


1) Na visão de que a Segurança do Trabalho é um direito do trabalhador e está vinculado diretamente ao seu direito à saúde;


2) O trabalhador é a principal vítima deste processo e para isso necessita ser orientado para a prevenção e ser co-participante dos programas da área.Na segunda metade destes vinte anos, o curso saudou, a incorporação da visão de SMS baseado nas premissas já trabalhadas, desde o início do curso, da necessidade de integração das áreas de Saúde e Meio Ambiente à área de Segurança do Trabalho e principalmente, a divisão de responsabilidade e das metas da área com os gestores das áreas de produção, manutenção, etc.


Na oficina de planejamento os participantes responderam e discutiram questões relativas às seguintes perguntas:


1) Em que aspectos a formação dada pelo Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Cefet Campos atende (ou não atende) às necessidades da área?


2) Sugestões de conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanos que devem ser incorporados ao currículos do curso de Segurança do Trabalho para melhorar a atuação profissional na área?


3) Quais cursos de atualização o Cefet Campos poderia ofertar para melhorar a quelificação dos profissionais que atuam na área?4


4) Na sua percepção, quais as inovações ou rumos tecnológicos que se anunciam para área nos próximos dez anos?


5)Avaliação.

Nenhum comentário: