Venha conhecer...

domingo, 15 de março de 2009

Novidades sobre a Hora do Planeta


Por que a minha participação é importante?
• Porque o Brasil precisa demonstrar que a sua população está atenta ao problema do aquecimento global e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças.

• Porque queremos que os brasileiros se juntem a um bilhão de vozes em todo planeta, chamando os dirigentes de todos os países envolvidos a assumirem sua parte na solução do problema.

• Porque queremos que um bilhão de vozes em todo o planeta pressionem os governos dos países envolvidos por um acordo global de clima, em Copenhagen, em dezembro.

Por que a Hora do Planeta?
• Diante do agravamento do aquecimento global, a Rede WWF decidiu lançar uma campanha planetária que agregasse populações de todos os países para chamar a atenção das autoridades mundiais para a gravidade da situação. Assim, daremos uma hora do nosso tempo ao planeta, apagando as luzes neste intervalo.

• O aquecimento global – com as consequentes mudanças climáticas – é, sem dúvida, um dos principais problemas globais a serem enfrentados pela humanidade neste século.

O aumento da temperatura média do planeta é causado pelo acúmulo excessivo de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis e da remoção das florestas que formam um ‘cobertor’ cada vez mais espesso ao redor da Terra.

A luz do sol entra na atmosfera, mas este ‘cobertor’ não permite que ela se dissipe no universo, retendo a energia em forma de calor, mecanismo semelhante a uma estufa para plantas, daí o nome “gases de efeito estufa”.

Este comportamento efeito estufa, no entanto, é um fenômeno natural que garante, de forma equilibrada, a vida no planeta. Mas a velocidade das emissões e a quantidade de gases jogados na atmosfera pelas atividades humanas desde a revolução industrial são os grandes vilões do aquecimento global.

• É absolutamente necessário que os governantes assumam compromissos para que o aumento da temperatura média do planeta não exceda os 2oC, nível crítico, indicado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), para a manutenção dos ecossistemas, dos ciclos hídricos e redução dos impactos sobre a produção de alimentos e, consequentemente, sobre a vida humana. Acima desta temperatura, os impactos podem ser catastróficos.

A Hora do Planeta é o primeiro passo desta demonstração globalizada rumo ao que estamos chamando da “Hora da Verdade”, em dezembro deste ano, na Dinamarca. O mundo espera de nossos líderes a coragem para enfrentar e reverter este problema.

Por que no Brasil?
• A derrubada das florestas no Brasil faz o nosso país ocupar a 4ª posição no ranking global de emissores de gases do efeito estufa. Hoje, o desmatamento é responsável por cerca de 75% de nossas emissões de CO2. Produtos como carne e madeira são consumidos em sua grande parte pelo mercado nacional. O Brasil, portanto, tem parcela importante de responsabilidade na redução do aquecimento global.

• O Brasil, sendo a 9ª maior economia do planeta, é uma potência dentre os países emergentes e um líder nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Devemos ser exemplo para um desenvolvimento justo e sustentável.

• As áreas desmatadas ficam cada vez mais distantes do Brasil urbano. Entretanto, é nas cidades que está a maior parte da população brasileira, e é nas cidades que os produtos extraídos de forma insustentável ou produzidos a partir da sua derrubada são consumidos.

Além disso, no quebra-cabeça do clima, as florestas são um importante regulador global. Elas estabilizam os ciclos de água (hídricos) através da sua transpiração, resfriando e mantendo a circulação de água e nutrientes pelo planeta. São esses ciclos que garantem a água em nossas torneiras e os alimentos em nossa mesa. Outro aspecto importante é a influência na alteração da pressão atmosférica e padrões de chuva (precipitação).

O Brasil perpetua os moldes de agropecuária da época da colonização, em que seria mais “barato” desmatar e ir deixando áreas cansadas para trás, do que cuidar das propriedades, dos pastos e do solo.


Nenhum comentário: