Venha conhecer...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ISO 14001???

International Organization for Standardization - A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Não é só uma norma “no papel” – ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.

Alguns pontos fundamentais descritos:

· As auditorias e análises críticas ambientais, por si só, não oferecem evidência suficientes para garantir que a empresa está seguindo as determinações legais e sua própria política.
· O sistema de gestão ambiental deve interagir com outros sistemas de gestão da empresa.
· A norma se aplica a qualquer tipo de empresa, independente de suas características, cultura, local, etc.
· A ISO 14001 tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição equilibrada com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual.
· A norma tem vários princípios do sistema de gestão em comum com os princípios estabelecidos na série de normas ISO 9000.

Escopo

Esta área fala dos objetivos gerais da norma, tais como:

· Estabelecer a criação, manutenção e melhoria do sistema de gestão ambiental;
· Verificar se a empresa está em conformidade (de acordo) com sua própria política ambiental e outras determinações legais;
· Permitir que a empresa demonstre isso para a sociedade;
· Permitir que a empresa possa solicitar uma certificação/registro do sistema de gestão ambiental, por um organismo certificador (empresa que dá o certificado) externo.

Definições

São especificados as definições para os seguintes termos utilizados na norma. São os seguintes:

· Melhoria contínua;
· Ambiente;
· Aspecto ambiental;
· Impacto ambiental;
· Sistema de gestão ambiental;
· Sistema de auditoria da gestão ambiental;
· Objetivo ambiental;
· Desempenho ambiental;
· Política ambiental;
· Meta ambiental;
· Parte interessada;
· Organização.

Requisitos do sistema de gestão ambiental

Nesta área da norma são expostos todos os requisitos que a empresa deve seguir para implantar e manter o sistema de gestão ambiental. Ela está dividida da seguinte forma:

· Aspectos gerais;
· Política ambiental;
· Planejamento;
· Implementação e operação;
· Verificação e ação corretiva;
· Análise crítica pela direção;
· Anexos.

2 comentários:

Gabriela disse...

ei lindaaaa tudo bem? é muita informação pra minha cabecinha...rs

Um beijo

Entre letras disse...

Boa esta postagem sobre a ISO.P/ ganhar um certificado desse tem que dá dduuuuro.Quem sabe não conseguimos.Se não for aqui em outro lugar.