Venha conhecer...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Uma potência econômica


A Bacia do rio Paraíba do Sul é um retrato do Sudeste brasileiro: altamente industrializada, moderna e essencialmente urbana. São três estados, 180 municípios e 5,6 milhões de habitantes. Mais de 6 mil indústrias.
A situação ambiental em que se encontra a bacia tem suas raízes na história de sua ocupação, desde a segunda metade do século XVI.
Desenvolvida de forma predatória, as atividades econômicas contribuíram para o atual quadro dr poluição e degradação.
Além de sua importância, a bacia do rio Paraíba do Sul destaca-se como estragtégica porque, através de uma transposição existente há mais de meio século, suas águas abastecem mais de 8,5 milhões de pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Produção econômica X consumo de água

Embora mais de 60% do seu território seja ocupado por atividades agropecuárias, a sustentação econômica da bacia é feita pela mineração e pelas indústrias química, metalurgica, siderúrgica, têxtil, de papel, de álcool e açúcar, de bebidas, entre outras.
A maior parte da água da bacia é gasta com o consumo humano. São 63.840 litros/segundo considerando-se os moradores dos 180 municípios da bacia e os habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em segundo lugar vem o setor agropecuário, que tem consumo quase quatro vezes maior que o industrial.
Em TUPI GUARANI, Paraíba significa "rio ruim". Ele ganhou esse nome por causa das muitas corredeiras que dificultavam ou impediam a navegação em suas águas. Hoje essa característica, por proporcionar a prática de esportes como rafting.

Nenhum comentário: