Venha conhecer...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EPI??? PRA QUÊ E PORQUÊ???


Equipamentos de proteção individual os EPI´s tem o objetivo de oferecer segurança e  proteger a saúde do trabalhador no desenvolvimento de sua atividade.
Esses equipamentos, de acordo com a NR 6 devem ser fornecidos gratuitamente e em perfeitas condições de uso pela empresa. A empresa deve exigir o uso desses equipamentos e orientar  através de treinamentos sobre o uso correto do equipamento, instruções de lavagem, guarda e conservação para que durem mais e não tragam riscos à saúde.
A empresa também tem por obrigação repor estes equipamentos de acordo com seu tempo de vida e de acordo com as atividades executadas.
São alguns exemplos de equipamentos de proteção: 

Muitos trabalhadores não utilizam os equipamentos de proteção por desconhecerem os riscos, ou alegam que é desconfortável a sua utilização, porém esse desconforto acontece devido ao uso incorreto dos equipamentos e também existem algumas empresas que compram equipamentos de baixa qualidade.
O uso de EPIs é muito importante para se evitar os riscos que determinado trabalho pode causar a saúde do trabalhor e também evita problemas trabalhistas.

A conscientização dos trabalhadores sobre os riscos que eles correm quando não utilizam os EPIs é a melhor opção. Essa conscientização pode ocorrer de várias formas: treinamentos, simulados, DDS, etc. Mas a pior forma é quando alguém se acidenta por não usar o EPI. 
Se liguem galera, vamos fazer certo. É só uma questão de adaptação e costume!!!

Nenhum comentário: