Venha conhecer...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tragédia causada pelas chuvas no Rio já é a maior do mundo em 2010.

RIO DE JANEIRO - O temporal que provocou tragédia no Estado do Rio começou a cair no final da tarde de segunda-feira e levou o caos à capital, que praticamente parou na terça-feira. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente na terça-feira choveu mais do que o esperado para todo o mês de abril na cidade.

As enchentes desta semana no Rio de Janeiro já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Já nos últimos 12 meses, a inundação no Rio está entre as quatro mais fatais do mundo.

Segundo o último boletim do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, 153 pessoas teriam morrido em decorrência das chuvas que tiveram início na última segunda-feira. O número de pessoas desaparecidas não foi divulgado.

Segundo levantamentos preliminares do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred, na sigla em inglês), feitos a pedido da BBC Brasil, as outras três enchentes que mais mataram pessoas nos últimos 12 meses aconteceram na Índia e na Arábia Saudita.

O Cred, sediado na Bélgica, coleta dados sobre catástrofes há 30 anos e fornece estatísticas para pesquisadores de todo o mundo.

O pior incidente aconteceu na Índia, onde as chuvas de monções em julho do ano passado em diversas partes do país deixaram 992 pessoas mortas. Em setembro, outras 300 pessoas morreram, também em inundações na Índia.

A lista é seguida por inundações na Arábia Saudita, em novembro, com 163 mortos. O Rio fica à frente de Serra Leoa, onde 103 pessoas morreram devido a enchentes em agosto.

Pobreza

Outra enchente no Brasil – que inclui as inundações no litoral do Rio e São Paulo, em janeiro – era até esta semana a mais fatal no mundo em 2010. Naquela ocasião, 74 pessoas morreram, segundo o instituto belga.

As piores enchentes nos últimos 12 meses:

Índia, em julho: 992 mortes

Índia, em setembro: 300

Arábia Saudita, em nov.: 163

Serra Leoa, em agosto: 103

Em 2010 (dados preliminares):

Rio de Janeiro, em abril: 153*

Brasil (RJ e SP), em janeiro: 74

França, em fevereiro: 45

Em Portugal, em fevereiro: 42

No México, em janeiro: 41

No Cazaquistão, em março: 37

* dado do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: