Venha conhecer...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Obama e o meio ambiente


Esse é um tema que interessa diretamente ao Brasil.
Barack Obama, presidente eleito no Estados Unidos, enfatizou a importância da preservação do planeta. Acho que a discussão sobre os limites para uma ação eficaz visando enquadrar os EUA nas metas de emissão do Protocolo de Kioto será bem vista.
Nos seus discursos, Obama mostrou se preocupar com a questão ambiental mundial e agora eleito cogita a possibilidade de chamar Al Gore para a pasta ambiental (clique aqui).

Na minha opinião, Obama fez a escolha certa.

Na campanha eleitoral propôs projeto para acabar com a dependência energética dos EUA de petróleo, com investimento de U$ 50 bilhões em ENERGIAS ALTERNATIVAS (eólica e solar) para em 10 anos tornar os EUA auto-suficiente em produção de energia.

Foi um compromisso de campanha de OBAMA com o eleitorado americano e não com o mundo. Isso não é benefício direto para o mundo, mas para os próprios americanos, que por isso votaram nele. Mas isso beneficia o mundo, pois pode favorecer fortalecer medidas de âmbito mundial nesse sentido. Os EUA são os maiores emissores de CO2 em todo mundo.

A partir de 2009 esta meta de investir em ENERGIAS RENOVÁVEIS deverá ser reforçada pelo compromisso de campanha de Obama, que terá a maioria na Câmara e no Senado.

Outro benefício decorrente de um provável investimento pesado dos EUA em energia alternativa pode ser o barateamento dos custos, com a descoberta de novas tecnologias ou o barateamento das técnicas já existentes. Se isto realmente ocorrer, este mercado, que já está em franca expansão, irá dar um grande salto.

Nenhum comentário: