Venha conhecer...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Antes tarde do que nunca... Dia Mundial Sobre Segurança e Saúde no Trabalho - 28 de Abril

A Organização Internacional do Trabalho definiu o 28 de abril como o Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
O grande objetivo da comemoração é promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde no trabalho..
Anualmente cerca de 2 milhões e meio de pessoas morrem vitimas de acidentes e doenças relacionados aos trabalho destas algo em torno de 22 mil são crianças.
Estima-se que 270 milhões de acidentes do trabalho ocorram anualmente e que as doenças do trabalho estejam na casa de 160 milhões.
No Brasil os números relativos ao assunto - mesmo que não correspondendo a realidade - são também assustadores e aos demais problemas sociais junta-se também o problema da falta de segurança e saúde no trabalho.
Para os mais atentos e que não se deixam levar apenas pelo pais mostrado pelas coloridas imagens da TV - hoje já é possivel encontrar nas ruas com alguma facilidade  pessoas que tiveram suas vidas mudadas em razão de acidentes e doenças no trabalho. 
Ao descaso com a vida humana - tão comum em nossa terra - devemos juntar o desencanto e desespero de milhares de pessoas que buscando a sobrevivência encontraram a invalidez - quando não a morte - das incontáveis familias que deixaram de ter futuro para conviverem com a amarga realidade causada pela irresponsabilidade de alguns e pela total ausência de respeito aos direitos - porque não dizer - humanos.
 
A questão do acidente e doença do trabalho vai muito além do que a grande maioria consegue ver.
Muito distante das folcloricas campanhas de prevenção  e muito além das imensas pilhas de programas e coisas do genero - muito mais feitas para darem aparencia do que para resolverem problemas -  encontra-se um universo deplorável de relações que embora possam parecer legitimas há muito deixaram de ser devido ao desrespeito com quais alguns insistem em tratar a vida.
E em meio a uma sociedade onde a violência impera em cada pedaço de terra deste pais - a violência de trocar a vida pelo sustento mostra-se sutil mas nem por isso menos sórdida.
Muitas coisas serão ditas neste dia 28 de abril.
Por toda parte teremos inumeros eventos, apresentações belissimas, Hino Nacional......mas com certeza em poucos ou nenhum dstes lugares o assunto será tratado frontalmente e com a urgência que um tema que diz respeito a vida exige e merece.
 
Certamente buscaremos novas comissões e novos programas - e assim seguiremos por mais um tempo andando de lado - e enquanto discutimos nossas propostas - outros tantas morrerão e ficarão doentes - e nos seguiremos vivendo do problema.- talvez iguais demais aos que simplesmente desconhecem o direito a vida.
 
Uma fotografia de um mutilado aqui, uma homenagem ali - e ao longe passa a certeza do direito.
Até quando iremos viver assim ?
Até quando matar no trabalho vai ser visto como algo licito ?
Até quando vamos dizer que o trabalhador se arriscou porque quis  - e ignorar que se não o fizesse seria posto na rua e condenado a morte do desemprego ?
Até quando vamos encobertar e desconhecer a responsabilidade objetiva de gente muito bem estudada e conhecedora das leis que insiste em manter trabalho em condições inseguras ?
Até quando vai seguir impune a arrogancia de chefes despreparados - gente que cresceu apenas em função mas não em condição de respeito a vida - ordenando impunemente que se façam trabalhos inseguros ?
Até quando vamos chamar de acidente situações que nada tem de imprevisivel e que só ocorreram para que alguns possam obter mais lucro a custa do sacrificio de seres humanos ?
Até quando as familias das vitimas de acidentes do trabalho ficarão sme receber suas indenizações ?
Até quando veremos país dizendo a filhos que trabalhar é digno - e no final da tarde ver filhos recebendo corpos ou pedaços de pais que morreram exercendo a dignidade ?
Até quando vamos continuar lendo e repetindo que proteção individual é provisória e GRITANDO que a lei deve ser cumprida - inclusive com justa causa quando o empregado se recusa - mas jamais nem falando baixinho que a lei também diz...é provisório....
Até quando vamos entender que trabalhador é gente de segunda linha e que por isso pode ser morto, adoecido, insultado, coberto de equipamentos incomodos por 10,20,25...35 anos.......esquecendo que não é a cultura, não é a formação que dá direito a alguém a ser tratado como ser humano.
 
Até quando vamos permitir que nossa previdência arque com os custos da irresponsabilidade de uns poucos ?
 
Até quanto nossa sociedade vai arcar com um custo de U$ 20 bilhões de dolares anuais dos acidentes e doenças do trabalho sem ver nossas justiça, nossas autoridades chamando a responsabilidade os causadores ?
 
Até quando nossas Instituições profissionais - dos especialistas desta área - vão ficar brigando por migalhas e corporativismos menores escusando-se de assumir a postura de resguardar acima de tudo os interesses do país e da sociedade.
 
Até quando permitiremos que as escolas façam da formação dos profissionais que lidam com vidas e saúde humana isso um mero comércio, descumprindo a lei por nem ao menos oferecer os equipamentos minimos para a formação adequada destes profissionais - entre outras coisas.
 
Até quando nossa justiça fará com que a morosidade dos processos garanta esta sensação de impunidade que leva algumas a entenderem que nosso país não tem leis e que por isso tudo pode ser feito.
 
Até quando vamos inisistir em pagar adicionais da morte - insalubridade e periculosidade - instituindo e formalizando o comércio da vida - tabelando a dignidade humana.
 
Até quando vamos ver gente sendo transportado em carrocerias de veiculos - em condições absurdas - sem que nossas autoridades tomem providência compativeis com a gravidade do assunto ?
 
Até quando vamos ver a terceirização não ser uma ferramenta da administração moderna - mas sim - especificamente para a área de Segurança e Saúde - um meio de repassar o trabalho mais perigoso para gente menos informada e organizada
 
Até quando vamos manter longe dos tribunais os verdadeiros responsaveis pelas mortes no trabalho e tratar o assunto em ritos especiais.
 
Até quando cadeia neste país vai sre lugar para gente que não tem dinheiro para se defender.
 
Estas e muitas outras questões - todas muito simples e talvez por isso desprezadas - fazem parte do conjunto das leis que nosso páis tem há muito tempo. Talvez se tivessemos mais executores do que existe e menos inventores - o Brasil seria muito melhor - inclusive em termos de prevenção de acidentes e doenças.
 
Que neste 28 de abril - pensemos muito que as soluções para a prevenção - são as mesmas soluções para todos os demais problemas do Brasil
 
Que neste 28 de abril - lembremos que o problema da falta de segurança no trabalho - começa muito antes dos portões das empresas e dos locais do trabalho e que a atuação responsavel do profissional por quanto cidadão - nada mudaremos e continuaremos chorando por nossas perdas.
 
Que neste 28 de abril, estejamos ainda mais atentos a algumas figuras - famosos Papas de nossa área - que com discursos bonitos e argumentos fundamentados em possiveis experiencias conhecidas no exterior - nada mais querem do que justificar seus interesses pessoais e interesses de grupos que representam. Quando ouvirem estas pessoas falando - levantem as mãos e perguntem; MAS NÃO NOS BASTARIA CUMPRIR A LEGISLAÇÃO ?
 
O Brasil precisa em todos os segmentos parar de olhar de lado para as questões e finalmente começar a ser moderno - não por modismos ou canto de sereias - mas pela seriedade com que enfrenta as questões.
 
Não precisamos de mais inventores - mas sim de executores do que já temos como base para nossas relações.
 
Que nós, prevencionistas brasileiros - tenhamos a coragem de buscar o melhor para nossa pátria e nosso povo e que o grande evento deste dia 28 - seja o respeito pela vida humana, sem meias palavras e meias verdades.
 
Que chegue o tempo, onde o bom empresário brasileiro - que na verdade é a grande maioria - seja respeitado e mais do que isso - seja chamado a contribuir de forma compativel com sua seriedade no tocante a questão - mas ao mesmo tempo - que aqueles que insistem em desconhecer a lei e se ocultam ao meio ao todo - incllusive onerando-o - sejam responsbalizados e arquem com os custos de suas atitudes.
 
E que o mesmo ocorra com o especialistas em Segurança e Saude do Trabalhador.
 
Por fim, que aprendamos de vez por todas que so podemos falar em PAIS, quando aprendermos a pensar coletivamente,
 
que hastear um bandeira e cantar um hino sem motivações patrioticas e ações práticas em favor do país é um ato sem qualquer sentido
 
que devemos zelar - como cidadãos-especialistas - para que o tema seja tratado distantes dos interesses mediocres - e distanciando do centro das decisões os que assim pensam distantes dos feudos e baias de alguns poucos - mas trazendo o assunto para centro da sociedade e principalmente distante das mininizações que aprendemos a ter com os problemas que aprendemos a ver como sendo dos  outros - pois um pais só pode ser bom - quando entendemos que os problemas são de todos.
 
Que o verde de nossa bandeira - seja o verde da prevenção e que o Brasil que todos queremos - seja construido com muito trabalho seguro e saudavel.

Por Cosmo Palasio 

Nenhum comentário: