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domingo, 17 de outubro de 2010

O que faz um técnico de segurança do trabalho?

"Aquele que verifica as condições de trabalho de uma empresa, identificando fatores de risco e propondo sua solução" Fonte: Dicionário Michaelis



 É ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em questões como higiene e alimentação, quanto em fatores que expõem a vida do empregado. O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.
O técnico em segurança do trabalho é muito importante na implementação dos programas de prevenção de acidentes.
Ele ajuda no desenvolvimento dos programas e mais ativamente na implementação destes programas a área de trabalho. 
A grande dificuldade é você incluir na cabeça dos funcionários que a segurança é responsabilidade deles, que é a vida  deles e a gente está ali para orientar, para mostrar para ele qual e como é o caminho certo e o que ele tem que fazer para chegar de manhã na obra, sair inteiro e poder voltar pra casa. 
A profissão é regulamentada e todo profissional precisa ter registro no ministério do trabalho. Por isso fazer um
curso técnico é obrigatório. O curso para formação de um técnico tem a duração média de 2 anos.
Digo que além de especialista em generalidades, o técnico em segurnça no trabalho é também o anjo da guarda, o anjo protetor que cuida da integridade física dos trabalhadores que estão sob sua responsabilidade.
Além disso, o TST tem que ter as seguintes qualidades: deve ser um profissional dinâmico, ético, rápido, estar pronto a se adaptar a novas situações, capacidade de análise, ser atento a detalhes, desejo por resolver pequenos problemas,ser paciente, ter capacidade de lidar com pessoas menos instruídas, etc... na verdade, o técnico tem que mostrar que as ações planejadas somente irão gerar benefícios.

 Principais atividades de um técnico de segurança do trabalho

Entre as atividades diárias deste profissional estão: avaliar as condições ambientais de trabalho e subsidiar o planejamento de forma segura para o trabalhador e para a empresa em que atua. Além disso, outras atividades do técnico de segurança do trabalho são:
  • Prestar assessoria a assuntos ligados à segurança do trabalho
  • Emitir pareceres técnicos sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientar empregador e empregado sobre medidas de prevenção, eliminação e neutralização de riscos no trabalho
  • Analisar métodos e processos de trabalho
  • Identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle
  • Executar e verificar o cumprimento dos procedimentos de segurança e higiene do trabalho, avaliando os resultados
  • Desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho
  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual dos trabalhadores
  • Executar atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes e melhorias das condições do ambiente
  • Levantar dados estatísticos de acidente e doenças para ajustes nas ações preventivas
  • Identificar atividades insalubres e perigosas existentes na empresa, informando ao empregador e trabalhadores sobre seus riscos, bem como medidas preventivas ou neutralizantes.

Curiosidades

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), há mais de 1,2 milhão de mortes por acidente de trabalho no mundo, sendo que o Brasil ocupava em 1999 a 15ª posição no ranking de países com mais acidentes no ambiente de trabalho. Este fato é explicado pela deterioração das condições de trabalho causadas pela globalização, o desrespeito ao direito de segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentação adequada de segurança. Diante dessa situação, a atuação do técnico de segurança do trabalho foi valorizada, por meio da adoção de políticas mais contundentes para a prevenção dos fatores de risco incidentes nos locais de trabalho. Com isso, a profissão que não era muito conhecida no meio empresarial, ganhou novo fôlego a partir do final da década de 90, com o aumento da demanda por estes profissionais, que passaram a ser peça fundamental na estrutura de médias e grandes empresas no país e no mundo.



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