Venha conhecer...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O IMPACTO AMBIENTAL DO PRE SAL

Não resta dúvidas quanto à afirmação da frase popular: “DEUS É BRASILEIRO”.
Deve ser mesmo, pois o Brasil tem tido muitas oportunidades de se tornar uma potencia econômica invejável.
A descoberta das jazidas de petróleo nas águas profundas, o denominado PRÉ SAL, atiçaram o otimismo quanto à economia do país.
O anuncio de regras que deverão se impor para a exploração do pré sal foi recheado de declarações marcantes vindas do Presidente Lula, como: O PRESENTE DE DEUS OU UM PASSAPORTE PARA O FUTURO.
Realmente, não resta duvidas de que o Brasil dará um salto grandioso e espetacular em termos econômicos, aumentando as importações e poderá ser um dos maiores exportadores de produtores de petróleo do mundo, sem falar da grande geração de empregos diretos e indiretos.
Por outro lado, a exploração no pré sal pode ter um impacto negativo quando se trata da questão ambiental, devido ao processo de consolidação do Brasil como líder mundial em energias renováveis.
Exaltar e privilegiar o petróleo em sua matriz energética põe o Brasil em risco de seguir que buscam os outros países: REDUÇÃO DAS EMISSOES DE CARBONO.
O CO2 produzido pelo pré sal é 4x mais poluente do que o emitido pelo pós-sal.
A grande discussão entre estudiosos, políticos e ambientalistas é justamente sobre as energias alternativas.
Com o investimento no pré sal, que deve custar pelo menos de 100 a 200 bilhões de dólares, certamente os recursos financeiros que seriam destinados ao biodiesel e outras energias limpas, conseqüentemente serão desviados para investimentos no pré sal.
Este tema foi discutido pelo presidente do CONSELHO CONSULTIVO DO CENTRO NACIONAL DE REFERENCIA EM BIOMASSA, Jose Goldemberg, durante o fórum “ O novo cenário energético mundial e as oportunidades para o Brasil, na última quinta feira 24/09/2009 em São Paulo.

Um comentário:

Uiara Hoffmann disse...

Muito esclarecedor esse texto, adorei. Parabéns pelo Blog!