Venha conhecer...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Primeiras famílias recebem 250 casas em Campos

A noite desta quinta-feira (03/02) foi marcante para 250 famílias em Campos, que receberam dentro do Programa Morar Feliz da Prefeitura Municipal, as casas no conjunto habitacional do Parque Prazeres, e que neste primeiro momento atenderam as famílias que viviam em áreas de risco no bairro.
A prefeita Rosinha Garotinho (PMDB) acompanhada do vice-prefeito Doutor Chicão e de diversos secretários fez a entrega oficial no palco, que recebeu a moradora Ataize Pires, 30 anos, que ao lado dos cinco filhos representou toda a comunidade contemplada neste primeiro momento, onde estão previstas mais 400 casas para serem entregues na próxima semana. Na segunda-feira (07/02) serão 210 no Parque Eldorado e no dia seguinte mais 190 na Tapera.
Rosinha Garotinho lembrou a promessa feita na campanha de que as casas estariam nos nomes das mulheres e ratificou a promessa. “Não pude fazer porque fiquei fora da Prefeitura e quando voltei não deu mais tempo. Mas agora com a volta das atividades da Câmara Municipal vou enviar o Projeto de Lei para colocar as casas em nomes das mulheres, conforme prometi na campanha. Infelizmente o casamento nem sempre é duradouro e se o marido for embora, a mulher tem onde cuidar dos filhos”, declarou Rosinha que ainda brincou com as mulheres: “Mas não é para colocar os homens para fora de casa”.
Todos os conjuntos do Programa Morar Feliz tem 10% das casas destinadas para deficientes e idosos, com as devidas especificidades de acessibilidade.
“Procuramos cuidar das pessoas da melhor forma possível. Hoje são 250 das 5100 que estarão sendo construídas. A casa abriga da chuva, do calor e frio, mas a obra é fria e o lar que é constituído pelo amor e entendimento dos membros da família, nos abriga com afeto e carinho, e deve prevalecer o sentimento entre os membros da família”, ressaltou a Prefeita.
Ao receber as chaves de sua nova moradia, Ataize Pires rodeada pelos cinco filhos emocionada agradeceu a Prefeita. “Não estou recebendo uma casa, estou recebendo um palacete. É a maior alegria da minha vida. Muito obrigada”, ao abraçar a Prefeita, foi convidada e cantou a música de Regis Danese “Faz um milagre em mim”. Para completar a noite de prêmios, a moradora que em agosto de 2010 perdeu sua casa no Calabouço, incendiada no Parque Prazeres, ainda foi premiada com uma geladeira e um fogão. Ela morou no aluguel social até esta quarta-feira.
A Odebrecht Infraestrutura responsável pela construção das casas, sorteou 15 fogões e duas geladeiras.


Minha visão: 
Antes de tudo que mandar "um salve"...rsrsrs... para todos os envolvidos na operação de entrega das casas populares do Eldorado, não sei se lembro de todos, mas vou citar alguns: Equipe STMA Eldorado Técnicos em Segurança no Trabalho Jorge Neto, Wilsiane Azeredo e Suellene Giudice (Sol), que ficamos responsáveis pela segurança dos integrantes da equipe de apoio nas mudanças, nao deixando que nenhum integrante se machucasse e fosse transportado em cima dos caminhões e tambem fizemos entrega das casas; Equipe do Administrativo do Canteiro de Obras do Eldorado: Mário, Paulo, Maycon, Lucas, Paulo Edmilson, Mazinho, Warlen, Monica, Kamilla, Karina, Engº Daniel, Lena, Luciano, Adilson, que estiveram incansavelmente na organização desta entrega, e ao mesmo tempo entregando as casas que por sinal nao deu nada errado, pois houve planejamento; Equipe de apoio no processo de demolição dos barracos que foi coordenada pela Técnica em Segurança no Trabalho Elaine Rangel e pelo Encarregado Robson Barbosa que se desdobraram até altas horas para que as demolições das casas desocupadas fossem executadas da forma mais segura possível; Defesa civil municipal, Guarda Civil municipal, Polícia Militar e Prefeitura municipal de Campos. 
Nosso trabalho  ficou perfeito, pois todos estavam unidos e focando um unico alvo, um único objetivo. Parabéns a todos!!! 
Agora vamos ao objetivo desta postagem...
Independente de visão política, aplaudo de pé essa mega idéia das casas populares. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa apolítica, mas estive acompanhando de perto desde a  consrtução até entrega das casas do Parque Eldorado do qual faço parte da Equipe de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente da Empresa Odebrecht Infraestrutura, a responsável pela construção das casas. Foi muito forte o que senti ao ver no rosto e na atitude das pessoas que estavam ali recebendo suas casas. Existe uma frase que diz: "Saber encontrar alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade." Lágrimas me vieram aos olhos várias vezes ao ver famílias agradecendo pelo que estavam recebendo, mas houve uma que me desmontou, foi ao ver uma moradora que havia acabado de receber sua casa dizer para sua filhinha de um ano de idade: "Olha filha, tem chuveiro! Chega de tomar banho de caneca!" O mais gratificante de tudo foi que eu e a Karina entregamos a chave nas suas mãos. Não salvei o mundo, mas pude contribuir para que o sorriso daquela mulher voltasse ao rosto. Não tem dinheiro no mundo que pague isso. Eram famílias que viviam em condições desumanas e agora tem uma casa. 
Eu vi de perto os barracos, as condiçoes e até mesmo conversava com moradores, pois eles sempre perguntavam quando que ia ser a entrega, como eram as casas. Nunca havia imaginado que tão pertinho de nós haviam pessoas tão necessitadas. São pessoas que trabalham no lixão da CODIN, catando lixo, disputando espaço com os urubus... se você sair do aconchego da sua casa e partir em direção a essas comunidades você vai ver que o mundo não é como você pensa, ou que só na televisão você vê pobreza, você terá certeza de que está bem mais perto do que você imagina. Foi assim comigo, nunca imaginei que aqui haviam tantas pessoas que precisavam e que um dia  eu poderia ser util pra elas de alguma forma. A vida é assim, ela nos surpreende e cabe a nós estarmos preparados para as surpresas que ela nos traz e mais, além de preparados, devemos usar uma ferramenta chamada inteligencia para filtrar tudo e trazer a parte boa como experiencia para a história de nossa vida...
Em breve estarei fazendo um comparativo aqui no blog de como eram e como são agora as condiçoes desses moradores incluindo fotos.

Um abraço a todos!
Sol