Venha conhecer...

sábado, 27 de novembro de 2010

Nosso dia!!!

Quero parabenizar a todos os meus colegas técnicos em segurança no trabalho, pois hoje no Brasil é comemorado nosso dia.
Nós que por uns somos mal vistos e por outros considerados os anjos da guarda.
Nosso dia é nesta data porque a profissão foi regulada pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985...eu ia completar 1 ano...rsrs.
Agradeço a Deus por ser uma profissional desta área, pois nao há nada mais gratificante do que ver um trabalhador voltar pra casa bem e fisicamente ítegro depois de um dia de trabalho...e saber que pude contribuir para isso.


Oração do Técnico em Segurança no Trabalho

Senhor quero te agradecer pela oportunidade de poder ajudar as pessoas através do meu trabalho. Faça de mim um instrumento de promoção da vida dos trabalhadores. Que os trabalhadores possam retornar às suas famílias no final do dia com saúde e integridade física preservada. Peço que me ilumine na orientação das pessoas que resistem a cuidar de suas próprias vidas e que todos os trabalhadores abram seus corações para escutar e assumir minhas orientações e estas sejam sempre corretas e abençoadas. Dai-me humildade para entender as resistências, dai-me perseverança para não desistir às dificuldades, dai-me palavras sábias, para que penetrem nos corações daqueles que ignoram a segurança do Trabalho.Dai-me sabedoria para analisar os acidentes, quando eles ocorrerem, e que minha mente e meu coração conduzam minhas atitudes para melhorar o processo, e não somente para buscar culpados.Dai força aos acidentados, para que eles tenham uma recuperação rápida e abençoada. Daí força às famílias dos acidentados para superarem as perdas indesejáveis. E por fim Senhor ajude-me para que com tua força e bênçãos posso ser um exemplo de Saúde e Segurança no desempenho das atividades profissionais. Amém e assim seja.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

BOAS NOTICIAS PARA A REGIÃO - Prefeito e presidente da LLX em parceria para qualificação

O Prefeito Nelson Nahim recebeu na tarde desta quarta-feira (24), o diretor-presidente da LLX, Otávio Lazcano, e o diretor de Desenvolvimento, José Salomão, para discutir a formação de um grupo executivo para atuar na formação de mão de obra especializada para o Porto do Açu, em São João da Barra. O Porto irá gerar, até 2020, cerca de 50 mil empregos diretos, sendo 10 mil vagas já a partir de 2011.

Nahim e os executivos da LLX destacaram a importância de Campos atuar de forma integrada para qualificar jovens campistas para as vagas que irão surgir, com oportunidades de emprego para engenheiros, técnicos em solda, metalurgia, pintura, caldeiraria, segurança do trabalho, entre outras.
     
O prefeito falou sobre o programa que a prefeitura já desenvolve para a qualificação profissional, através da Secretaria de Trabalho e Renda, que já qualificou cerca de cinco mil pessoas para as diversas áreas, de forma a atender as demandas geradas no Porto do Açu e nas atividades do setor de petróleo na Bacia de Campos.

- Certamente que atenderemos ao pedido de parceria com a LLX para qualificar e recapacitar profissionais de acordo com a necessidade de mão-de-obra da empresa. A parceria será feita através da Secretaria de Trabalho e Renda e trabalharemos juntos na preparação dos nossos munícipes da mesma forma que a empresa fez em São João da Barra - enfatizou o prefeito Nelson Nahim.

A informação do prefeito agradou aos dirigentes da LLX, que ressaltaram que a proposta de parceria segue o mesmo molde da realizada com a Prefeitura de São João da Barra, com vistas à implantação de Núcleos de Formação de Mão-de-Obra Qualificada.
      
Dez mil vagas em 2011 - O diretor de Desenvolvimento, José Salomão, informou que no próximo ano a LLX precisará de 10 mil trabalhadores qualificados para trabalhar na construção do estaleiro. “Campos é uma cidade pólo nesta região e será também no contexto da interação para atender as demandas do Complexo do Açu e no desenvolvimento desta região”, observou o diretor.
     
O prefeito destacou que seu governo está disposto às parcerias para promover o desenvolvimento regional. A cidade tem um respeitável pólo de formação técnica e, naturalmente, continuará a canalizar mão-de-obra qualificada para os grandes empreendimentos que estão sendo implantados em São João da Barra, em Campos e Quissamã, a partir do complexo logístico Farol-Barra do Furado, e nas plataformas da Bacia de Campos.

domingo, 21 de novembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MULTAS DE TRÂNSITO Parcelamento poderá ser de até 12 vezes em Campos

Foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Campos uma indicação Legislativa do vereador Marcos Bacellar (PT do B) que cria o parcelamento de débitos decorrentes de multas de trânsito no município. O pagamento dos débitos poderá ser efetuado em até 12 vezes.

De acordo com o projeto, o termo de confissão e parcelamento de débito será lavrado junto à entidade executiva de trânsito do Município, a quem incube a concessão, o controle e a administração do parcelamento.

Segundo o vereador, cabe exclusivamente ao proprietário do veículo a opção pelo pagamento parcelado do débito cogitado e a subscrição do termo referenciado. A formalização do termo de confissão e parcelamento constitui confissão irretratável de dívida e impossibilita a transferência de propriedade do veículo enquanto não for quitada a integridade do débito confessado.

O número de parcelas será determinado considerando o valor do débito, sendo que o valor mínimo de cada prestação não poderá ser inferior a 50 UFICAS.

“Destacamos que o presente anteprojeto de lei se faz necessário devido à grande dificuldade encontrada pelos munícipes no pagamento a vista de suas multas de trânsito. Destacamos também, que os valores das referidas multas são significativamente elevados, face às constantes reclamações e reivindicações dos munícipes. Propomos facilitar o pagamento das mesmas em parcelas iguais, facilitando assim os inadimplentes a regularizarem sua situação junto a Empresa Municipal de Transportes - EMUT do Município”, conclui Bacellar.
 
Fonte: http://www.ururau.com.br

domingo, 14 de novembro de 2010

Canteiros de obras devem implantar planos de segurança.

Ao contrário do que se costuma pensar, a cons­trução não é o setor que mais provoca a­cidentes de trabalho no Brasil. Embora a frequência de acidentes no se­tor seja alta, até mesmo pelo grande con­tingente de mão de obra que o País em­prega, as estatísticas do Ministério do Trabalho e da Previdência e Assistência So­cial apontam que outras atividades econômicas estão em situação ainda mais crítica. Os custos com acidentes de trabalho são de toda a sociedade e não apenas dos trabalhadores e das empresas.

O setor da construção, ciente de suas responsabilidades diante das estatísticas a­presentadas, já caminha no sentido de buscar soluções efetivas para essa grave questão por meio de ações educativas e de programas especiais de prevenção que visam o maior controle e a melhoria das con­dições e do ambiente de trabalho no segmento. Contudo, essa não é uma tarefa fácil e requer um esforço conjunto de todos os envolvidos, a fim de mudar a atitude dos trabalhadores, dos empresários e do Governo, e motivar a sociedade em geral para a importância da ­prevenção.

Responsabilidade

Nesse aspecto, ressalta-se a atuação das empresas, que vêm implementando importantes políticas de segurança e saúde do trabalhador na construção civil. Deve-se abordar a questão de Segurança do Trabalho de forma incondicional, con­templando-se aspectos do processo produtivo na construção. Partindo das análises de riscos, processos, produtos disponíveis e custos, faz-se necessária a elaboração de projetos detalhados com soluções que devem ser incorporadas ao PCMAT (Programa de Condições e Meio Am­biente do Trabalho na Indústria da Construção Civil), obrigatório para canteiros de obras com 20 ou mais trabalhadores, segundo a NR 18.

A preparação do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil deve seguir junto com o processo de produção do em­preendimento, pois durante o planejamento são definidos os parâmetros a serem seguidos durante todo o tempo de exe­cução dos trabalhos, como os sistemas e equipamentos que serão empregados na construção da edificação. É fundamental a elaboração de um bom planejamento an­tes do início das obras, de forma que o PCMAT possa seguir entrosado com os de­mais projetos executivos buscando, as­sim, um trabalho harmônico, de forma que os resultados possam ser obtidos naturalmente.

Desse modo, a contratação de equipe para a composição do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho) torna-se fundamental para que, elaborando um trabalho em ­conjunto com os demais profissionais da área do pla­ne­jamento, garanta-se qualidade, segu­rança, motivação e ganho de produtividade no ambiente de trabalho.

Acidentes

Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o Brasil já ocupa a décima posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, o que ­reforça a ideia de um elevado "Custo Brasil" e de bai­xa eficiência e produtividade do mercado brasileiro frente ao mercado mundial.

Em 2008, foram registrados no Brasil 747.663 acidentes de trabalho, correspon­den­do a quase 2% do total dos empregados segurados, dos quais 2.757 resultaram em óbitos. Sem dúvida, é uma perda elevada de vidas, de produtividade e deum enorme desperdício dos escassos recursos pú­blicos e privados.

Conforme dados da Previdência Social de 2009, os acidentes de trabalho custam aos cofres públicos mais de R$ 42 bilhões. Esse cenário deve-se, em grande ­parte, às características da construção civil no Brasil, em que se destaca o uso intensivo de mão de obra com pouca qualificação e falta de estabilidade, sem treinamento e com promoções escassas, além de indefi­nição de estratégias de administração e de planejamento do empreendimento.

Percebe-se, então, a necessidade de elaboração e implantação de planos e projetos de segurança que visem à aplicação de procedimentos recomendáveis para a me­lhoria da segurança na fase de execução da edificação. Esses procedimentos vi­sam à redução e à eliminação dos a­cidentes de trabalho relacionados em to­dos os seguimentos de um empreendi­mento.

Foi utilizado como objeto de estudo a implantação de um empreendimento no Porto de Santos, no Estado de São Paulo. O porto é caracterizado pe­la construção de um terminal graneleiro que visa o transbordo de produtos destinados à exportação.

Um questionário foi elaborado com o ob­jetivo de verificar as técnicas e identificar os tipos de proteções coletivas que são aplicadas nas edificações e as interferências que estas acarretam no sistema produtivo.

A pesquisa foi fundamentada nas recomendações das Normas Regulamentado­ras da Portaria 3.214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), sobre Segurança e Medicina do Trabalho, com base na Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977.


Autor do artigo: Edmar Silvio Rodrigues Correia
Fonte: Revista Proteção
Data:03/11/2010.

domingo, 7 de novembro de 2010

LER/DORT

Dá-se o nome de LER ao conjunto de doencas causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendenite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito freqüentes devido ao advento da informática e dos computadores.
A LER também é conhecida como lesão por trauma cumulativo.
Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT-doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. AS LER/DORT podem ser causadas por eforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Também certos espotes se praticados intensivamente podem causar LER.