Venha conhecer...

domingo, 31 de outubro de 2010

Por que rimos em momentos errados?

Cena comum em velório é a seguinte: as pessoas reunidas em volta do morto, alguns choram, outros já choraram, e vem um gaiato e conta uma piada. Apesar de ser o momento mais triste da vida da família, mesmo os mais próximos do falecido são capazes de dar risada.

Não é porque a piada é fantástica. Muito menos por desrespeito ao momento. Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa. "Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define.

Segundo Dânia, frente a um clima pesado o cérebro tenta abrir uma brecha, rapidinho, na experiência que está sendo ruim e substituí-la por uma lembrança boa. Na verdade, fazemos isso a toda hora, porque a realidade costuma ser difícil - é o famoso rir para não chorar.

A psiquiatra lembra que substituir a verdade por uma ilusão de humor, para aliviar momentaneamente, não quer dizer que se perde a noção da realidade. "Isso também é uma técnica usada para se preparar adequadamente para lidar com a dor. É uma saída sadia e madura", define.

Portanto, dar uma gargalhada em meio a uma briga, um momento de tensão ou até um velório é perfeitamente normal - mas talvez, no caso do velório, seja mais polido sair um pouquinho da capela quando a vontade de rir for incontrolável.

Fonte:http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia/vcsabia10.htm

sábado, 30 de outubro de 2010

Técnico em Segurança no Trabalho - Por Azuir Filho

Pra proteger ao Trabalhador,
com muito empenho e Ciência.
Um trabalho feito com amor,
na prevenção com eficiência.
Anjo da Guarda todo tempo,
para a vida ele é esperança.
Combatendo ao contratempo,
é o Técnico de Segurança.
Pra zelar pelo Trabalhador,
lhe dando melhores condições.
Do espaço é o fiador,
com as necessárias modificações.
Por paz e tranqüilidade,
labuta com garra e perseverança.
É para a nossa felicidade,
é o Técnico de Segurança.
Para cuidar do Trabalhador,
fazendo a higiene ambiental.
Corrigindo com todo ardor,
a postura ou o instrumental.
Faz evitar ao acidente,
ele tanto é cautela como fiança.
Bem chegado e conveniente,
é o Técnico de Segurança.
Pra defender ao Trabalhador,
vai todo risco combatendo.
É Mestre e Orientador,
vai ensinando e aprendendo.
Um sacerdócio e abnegação,
como uma santa aliança.
Pro bom trabalho certificação,
é o Técnico de Segurança.
Pra olhar pelo Trabalhador,
com desvelo e conhecimento.
Ao humano dá todo valor,
ao produtor dá merecimento.
Tira a hostilidade do local,
cria a boa vizinhança.
É um Trabalhador de ideal,
é o Técnico de Segurança.
Pra guardar ao trabalhador,
e permiti-lo o bom produzir.
Garantindo a vida no labor,
para ser constante o erigir.
Ali defende a sociedade,
perspectiva de boa aventurança.
De maravilhosa finalidade,
é o Técnico de Segurança.
Pra resguardar o Trabalhador,
e não deixá-lo se acidentar.
Das Normas é divulgador,
o correto sempre a implementar.
Ele é a defesa da vida,
sua presença é Saúde e pujança.
Por perto é figura querida,
é o Técnico de Segurança.
Com equipamentos de proteção,
vai aos riscos eliminando.
Sendo o risco uma imensidão,
ele sinaliza controlando.
Tem muita responsabilidade,
ele é para todos uma confiança.
É um benfeitor da Comunidade,
é o Técnico de Segurança.



Azuir Filho e Turmas: Do Social da Unicamp e, de Amigos, de: Rocha Miranda, Rio, RJ e, de Mosqueiro, Belém, PA.
Poesia de Homenagem aos Técnico de Segurança de Trabalho da Unicamp e de todo Mundo. Nosso carinhoso reconhecimento para com toda gente que esta empenhada na Saúde dos Trabalhadores e na prevenção dos acidentes de trabalho, que tanto os penalizam no dia a dia, sendo que eles com o fruto de seus trabalhos, sustentam toda a nossa sociedade. O Trabalho do Técnico é dinâmico e de interação com os trabalhadores que não pode nunca ficar em condição passiva esperando as atitudes e resoluções do Técnico
responsável. No Trabalho deve de haver um ambiente de confiança e respeito para que o Técnico de Segurança proteja e passe para os trabalhadores, todas informações sobre os riscos existentes, os Equipamentos de Proteção Individua, los EPIs necessários, as Normas Regulamentadoras e os procedimentos do trabalho.
Deve de ser estimulado aos Trabalhadores a participarem da Cipa para todos terem maiores conhecimentos de Segurança do Trabalho com Cursos de formação e aperfeiçoamento que devem de ser valorizados nas carreiras. A Missão do Técnico de Segurança do Trabalho, é de Ergonomia ideal, é a de reduzir nos
ambientes de Trabalho, a Condição de Risco a Zero.
Obra original disponível em:
http://www.overmundo.com.br/banco/tecnico-de-seguranca-do-trabalho

domingo, 17 de outubro de 2010

O que faz um técnico de segurança do trabalho?

"Aquele que verifica as condições de trabalho de uma empresa, identificando fatores de risco e propondo sua solução" Fonte: Dicionário Michaelis



 É ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em questões como higiene e alimentação, quanto em fatores que expõem a vida do empregado. O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.
O técnico em segurança do trabalho é muito importante na implementação dos programas de prevenção de acidentes.
Ele ajuda no desenvolvimento dos programas e mais ativamente na implementação destes programas a área de trabalho. 
A grande dificuldade é você incluir na cabeça dos funcionários que a segurança é responsabilidade deles, que é a vida  deles e a gente está ali para orientar, para mostrar para ele qual e como é o caminho certo e o que ele tem que fazer para chegar de manhã na obra, sair inteiro e poder voltar pra casa. 
A profissão é regulamentada e todo profissional precisa ter registro no ministério do trabalho. Por isso fazer um
curso técnico é obrigatório. O curso para formação de um técnico tem a duração média de 2 anos.
Digo que além de especialista em generalidades, o técnico em segurnça no trabalho é também o anjo da guarda, o anjo protetor que cuida da integridade física dos trabalhadores que estão sob sua responsabilidade.
Além disso, o TST tem que ter as seguintes qualidades: deve ser um profissional dinâmico, ético, rápido, estar pronto a se adaptar a novas situações, capacidade de análise, ser atento a detalhes, desejo por resolver pequenos problemas,ser paciente, ter capacidade de lidar com pessoas menos instruídas, etc... na verdade, o técnico tem que mostrar que as ações planejadas somente irão gerar benefícios.

 Principais atividades de um técnico de segurança do trabalho

Entre as atividades diárias deste profissional estão: avaliar as condições ambientais de trabalho e subsidiar o planejamento de forma segura para o trabalhador e para a empresa em que atua. Além disso, outras atividades do técnico de segurança do trabalho são:
  • Prestar assessoria a assuntos ligados à segurança do trabalho
  • Emitir pareceres técnicos sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientar empregador e empregado sobre medidas de prevenção, eliminação e neutralização de riscos no trabalho
  • Analisar métodos e processos de trabalho
  • Identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle
  • Executar e verificar o cumprimento dos procedimentos de segurança e higiene do trabalho, avaliando os resultados
  • Desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho
  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual dos trabalhadores
  • Executar atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes e melhorias das condições do ambiente
  • Levantar dados estatísticos de acidente e doenças para ajustes nas ações preventivas
  • Identificar atividades insalubres e perigosas existentes na empresa, informando ao empregador e trabalhadores sobre seus riscos, bem como medidas preventivas ou neutralizantes.

Curiosidades

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), há mais de 1,2 milhão de mortes por acidente de trabalho no mundo, sendo que o Brasil ocupava em 1999 a 15ª posição no ranking de países com mais acidentes no ambiente de trabalho. Este fato é explicado pela deterioração das condições de trabalho causadas pela globalização, o desrespeito ao direito de segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentação adequada de segurança. Diante dessa situação, a atuação do técnico de segurança do trabalho foi valorizada, por meio da adoção de políticas mais contundentes para a prevenção dos fatores de risco incidentes nos locais de trabalho. Com isso, a profissão que não era muito conhecida no meio empresarial, ganhou novo fôlego a partir do final da década de 90, com o aumento da demanda por estes profissionais, que passaram a ser peça fundamental na estrutura de médias e grandes empresas no país e no mundo.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parabéns Professor!!!

Bom gente, hoje é nosso dia. Pela primeira vez comemoro. Quero dar os parabéns para meus colegas de profissão. Só nós sabemos o tamanho da responsabilidade que temos em nossas mãos, além do prazer de passar conhecimento e aprender duas, três, quatro vezes a cada vez que ensinamos... é muito gratificante!!! Abaixo segue uma mensagem a todos os mestres!!! bjs


Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

domingo, 3 de outubro de 2010

Acne

Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.

Manifestações clínicas

A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes.
As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor freqüência, nas costas, peito, ombros e braços.
Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

 Tipos de lesões

  • Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborréia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinóides tópicos e isotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.
  • Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto - popularmente conhecido como cravo - costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.
  • Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.
  • Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.
  • Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.
  • Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

Conseqüências da acne

A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única conseqüência visível a longo prazo. Suas conseqüências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.
Alvos, em alguns casos, de discriminação, as pessoas acometidas pela doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social. A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico. Por esses motivos, é aconselhável, além do tratamento físico, o acompanhamento psicológico do paciente, para que saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social.